Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 15 de dezembro de 2018 Hora Certa 04h41

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

26/11/2018 09:18:00

Auditor Fiscal Roberto Leonel é convidado por Moro



Roberto Leonel de Oliveira Lima, chefe da área de investigação da Receita Federal em Curitiba, base da Lava Jato, foi convidado pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para compor a equipe de transição de governo em Brasília.

Leonel é considerado o cérebro do órgão na atuação na Operação Lava Jato, ao lado dos integrantes do Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei) da 9.ª Região Fiscal, em Curitiba, chefiado por ele. Nas palavras do procurador do MPF Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, a expertise de rastreamento da Receita, que envolve conhecimento e base de dados, foi o que permitiu à força-tarefa enxergar toda a conexão criminosa; permitiu o “big-bang” da Lava Jato.

Leonel tem a confiança de Moro, com quem já havia atuado no caso Banestado, no início dos anos 2000. O convite a Leonel sinaliza a importância da Receita Federal como um dos tripés para o combate efetivo à corrupção, à sonegação, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, ao lado da PF e do Ministério Público Federal, seguindo modelo adotado na Operação Lava Jato e que Moro quer replicar pelo País.

Segundo matéria do Estadão da última quinta-feira (22/nov): “Pilar menos aparente das investigações, os auditores têm sido fundamentais na análise das quebras de sigilos para rastrear o caminho do dinheiro da corrupção. São eles que produzem os relatórios de evolução patrimonial, movimentações financeiras e fiscais dos investigados.”

Roberto Leonel é considerado um dos maiores especialistas no Brasil em combate a crimes financeiros, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, e sem dúvida terá papel estratégico no novo Ministério da Justiça comandado por Sergio Moro.

A Unafisco Nacional deseja ao Auditor Fiscal Roberto Leonel sucesso nos novos desafios, com a certeza de que, atuando dentro ou fora da Receita Federal, honrará com galhardia o nosso cargo, e será sempre motivo de orgulho para todos os auditores fiscais da Receita Federal.

 

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]