Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 19 de outubro de 2018 Hora Certa 06h55

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

05/03/2015 15:24:00

IR sobre terço de férias: Declaração no IRPF


Comunicação



A Unafisco Nacional, por meio da ação 29575-19.2013.4.01.3400, tramitando no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, conseguiu ordem judicial para que a fonte pagadora dos Auditores Fiscais deixasse de reter os valores relativos ao Imposto de Renda incidente sobre o Terço de Férias.

Tal ordem judicial perdurou de maio de 2013 até sua suspensão, sendo que no período muitos colegas gozaram férias e foram beneficiados pela medida. A fonte pagadora fez refletir tais fatos no Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Informe de Rendimentos) e na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf).

Alguns colegas manifestaram dúvidas quanto à forma de preenchimento da Declaração de Ajuste Anual, no que concerne a estas informações.

As informações relativas a tal fato devem constar na ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa), na respectiva aba. Quanto ao valor do imposto, a fonte pagadora, por determinação judicial, não efetuou a retenção ou, para fins de seu controle, realizou o débito e o correspondente crédito no comprovante de pagamentos (contracheque) sob a rubrica DEC JUD N TRANS JULG - DEV IR.

Assim, significa dizer que não houve depósito judicial, razão pela qual entendemos que este campo deva ser deixado em branco. Esclarecemos ainda que, conforme o exarado nas próprias orientações do Programa Gerador, “os dados fornecidos nessa ficha têm caráter meramente informativo, não sendo somados aos demais rendimentos tributáveis na apuração do imposto.”

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]