Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 15 de dezembro de 2019 Hora Certa 04h54

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

21/02/2014 10:19:00

Unafisco e Mosap prestam homenagens a Ildebrando Zoldan e Domingos Travesso

Confira o álbum de fotos


Comunicação


Foto: Julio Scarparo

Houve um tempo no Brasil, antes da Constituição Federal de 1988, em que a situação dos servidores públicos aposentados e dos pensionistas era bem dramática, pois a remuneração esfacelava-se rapidamente com o aperto das crises inflacionárias, entre outros fatores. Algumas viúvas de colegas chegaram a vender pipoca para completar o orçamento. Pensionistas tiveram que lavar roupa para fora.

Diante de tal cenário, diversos colegas que mais tarde formariam o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap) tiveram um papel de destaque na elaboração da Constituição de 88, ao defender os interesses dos aposentados e pensionistas. Sendo referência no Congresso Nacional sobre o tema, o Mosap passou a reunir nomes proeminentes que se engajavam na mesma causa.

Esses momentos e outros foram lembrados no encontro organizado pelo Instituto Mosap e Unafisco Nacional, em nossa Sede Social da Prestes Maia, no dia 20 de fevereiro de 2014. Aproximadamente 70 convidados estiveram presentes para homenagear dois grandes nomes relacionados à luta dos aposentados e pensionistas: o ex-vice-presidente da Unafisco Nacional e membro vitalício do Conselho Consultivo do Mosap, Ildebrando Zoldan; e o fundador do Mosap, que também é membro do Conselho Consultivo do Movimento, Domingos Travesso.

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DEN do Sindifisco Nacional, Clotilde Guimarães, entregou placa de homenagem a Domingos Travesso e Ildebrando Zoldan “por toda a luta em prol do servidor público e, em especial, pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.” Após receberem as placas, Zoldan e Travesso repartiram as homenagens com os colegas, ao salientarem a importância de todos os que caminharam com eles, percorrendo gabinetes no Congresso, superando todas as dificuldades. “Durante anos, saíamos [a Brasília] na segunda e voltávamos na sexta-feira, sacrificando a família; às vezes, por exemplo, havia casos de doenças e não estávamos lá”, contou Domingos Travesso. Com a força do depoimento de uma testemunha ocular, a esposa de Zoldan, Maria Estella Buzzi Zoldan, afirmou que não há um só dia em que não se lembre do Mosap, tanto que “não encontro palavras [para expressar] meu orgulho e agradecimento; a gente fez esse sacrifício com amor, porque víamos amor no que faziam.”

Mais homenagem. O presidente da Unafisco Nacional, Amilton Paulo Lemos, leu a homenagem que o diretor adjunto de Comunicação, Francisco Paulo Favilla, enviou para Domingos Travesso. No trecho final da mensagem, Favilla afirma que “o funcionalismo civil da nossa nação deverá, eternamente, agradecer ao Senhor por você ter nascido em terras brasileiras.”

Para um bom entendedor, poucas palavras bastam. Domingos, num certo momento, disse uma frase curta, mas exata: “é preciso ter uma mentalidade ferrenha de defender a paridade.” O ex-presidente da DEN do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, disse admirar essa postura presente em Domingos. Tanto que Delarue acabou por repeti-la nos seis anos que esteve à frente do sindicato. “Recuperamos a paridade para todos os aposentados”, afirmou Delarue.

A luta pelo interesse dos aposentados continua. Todos os esforços estão voltados em prol da PEC 555/06, para extinguir a injusta cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. O presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, citou a audiência pública que ocorreu nesta semana na Câmara Municipal de Recife para discutir o tema, com a presença da Unafisco. O exemplo de dedicação e empenho de Zoldan e Domingos não será em vão.

Presenças.  Pela Unafisco Nacional marcaram presença Amilton Paulo Lemos (presidente); Paulo Fernandes Bouças (2º Vice-Presidente); Eduardo Artur Neves Moreira (secretário-geral); Massumi Takeishi (Finanças e Contabilidade); Edith Ascenção Pereira Benvindo (adjunta de Finanças e Contabilidade); Narayan de Souza Duque (Defesa Profissional e Assuntos Técnicos); Nélia Cruvinel Resende (Eventos Associativos, Recreativos e Culturais); Tânia Regina Coutinho Lourenço (adjunta de Convênios e Serviços) e os conselheiros fiscais da Unafisco Nacional Ivone Marques Monte (efetiva) e Luiz Marcello Abrantes Escobar (suplente). Pelo Mosap marcaram presença Clotilde Guimarães (1ª vice-presidente); Paulo Fernandes Bouças, Jesus José Bale e Lúcio Hagemann (membros do Conselho Consultivo). Ainda estiveram presentes os colegas Nelson Pessuto, Sérgio Bueno e Maria Benedita Jansen, entre outros.

Outras entidades presentes. Participaram do evento, a coordenadora de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), Artalide Lopes; a integrante do Conselho Fiscal da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), Roseli Aparecida da Silva; diretor de Inativos da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), Evandro Dias Costa; o vice-presidente adjunto de Sindicais e Convênios do Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinpait), Cyro Fessel Fazzio; o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS), Valdemar Venâncio; o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ/RS), Paulo Sebastião Gonçalves Olympio; vice-presidente de Aposentadorias e Pensões da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Misma Rosa Suhett; o presidente da Associação Paulista dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Apafisp), Ariovaldo Cirelo; o presidente da Delegacia Sindical de São Paulo do Sindifisco Nacional, Osvaldo Garcia Martins; o diretor de Relações Associativas da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União (Anajur), Luiz Fabrício Thaumaturgo Vergueiro; o 1º vice-presidente da Regional Norte 2 do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), José Queiroz Carneiro; e o diretor secretário do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Paulo Lino Gonçalves; entre outros representantes.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]