Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 11 de agosto de 2020 Hora Certa 07h50

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Principais

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

07/07/2020 13:10:00

Em live da Unafisco, secretário especial da Receita diz que governo trabalha com proposta de criar Imposto sobre Valor Agregado



Título: Proposta de reforma deve rever tributação sobre o consumo, diz Tostes Neto
Publicação: Poder 360
Autor: Douglas Rodrigues
Data: 6/6/2020

 

O secretário de Receita Federal, Tostes Neto, disse nesta 2ª feira (6.jul.2020) que a proposta de reforma tributária elaborada pelo governo federal terá como prioridade mudar a estrutura de tributação sobre o consumo.

“O consumo é a maior base da arrecadação, de 42% a 43% da nossa base. Praticamente do imposto de renda. Nós sabemos que o consumo é uma base regressiva. De fato, precisa ser, na minha visão, a 1ª discursão que precisa fazer para a reforma.”

Em live promovida pela Unafisco, que representa auditores fiscais, Tostes Neto disse que a intenção do governo é criar 1 IVA (Imposto sobre Valor Agregado). O novo tributo irá unir a PIS e Cofins, com alíquota única ou dual.

A intenção da equipe econômica é criar consenso com os Estados e municípios para o envio da proposta ao Congresso. Os debates atrasaram por causa da pandemia de covid-19.

O governo quer enviar sua proposta nos próximos meses. Segundo Tostes Neto, não há intenção de aumentar a carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto.

“De fato, há 1 consenso geral da necessidade de ajustes no sistema tributário. Porém, o consenso termina nesse diagnóstico. Aí cada 1 tem a sua proposta do que deve ser feito”, falou ele.

Entre as propostas, estão em estudo medidas de desoneração da folha de pagamento para o incentivo à criação de empregos.

Para isso, será necessário equalizar uma série de benefícios e incentivos no Imposto de Renda, tanto para pessoas jurídicas quanto para físicas.

Tostes Neto descarta a criação de algum imposto sobre fortunas por parte do governo. Disse, no entanto, que recebe e avalia projetos que tramitam com esse tema no Congresso Nacional.

Ainda na live, o secretário disse não é o momento de entrar na discussão da reforma tributária a revisão da Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico), imposto que incide sobre a gasolina.

Assista abaixo:

 

 

 

 

 

 

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]