Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 25 de agosto de 2019 Hora Certa 09h36

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Principais

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

14/08/2019 10:05:00

Unafisco na Mídia: Servidores reagem à ideia de transformar Receita em autarquia



Título: Servidores reagem à ideia de transformar Receita em autarquia
Publicação: Valor Econômico
Autor: Edna Simão e Fabio Graner
Data: 14/8/2019

 

A ideia de transformar a Receita Federal em uma autarquia está em estudo na área econômica e já gera reações dos servidores. O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Mauro Silva, diz que não é o momento para discutir o assunto e Mauro que por trás da iniciativa está o desejo do governo de colocar gente de fora da carreira do Fisco. Segundo ele, a medida tem um "efeito cavalo de Troia" pois "parece um presente bonito, mas traz problemas graves".

A mudança na estrutura do órgão é vista por técnicos da equipe econômica como uma forma de "blindar" a Receita de pressão do Congresso Nacional e do Judiciário com a alegação de atuação política de auditores. Os técnicos do Ministério da Economia realizam estudos sobre modelos que poderiam trazer maior independência para a Receita Federal. A experiência de outros países, por exemplo, está sendo analisada.

Na avaliação de outro servidor da Receita, a possibilidade de nomeação de pessoas de fora da carreira é vista como uma oportunidade de políticos, por exemplo, infiltrarem seus representantes na administração tributária para conhecer os métodos e identificar desvios de conduta.

Mas, esse funcionário destacou que, mais importante que o formato, que pode ser autarquia, a exemplo de muitos países, é a autonomia administrativa e financeira, o que faz parte dos estudos em andamento pelos técnicos, que também consideram a possibilidade de abrir maior espaço para funcionários de fora da Receita, inclusive com mecanismos de aprovação de dirigentes pelo Congresso.

Uma das ideias em estudo é o modelo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e confirmada pelo Valor.

O presidente da Unafisco mencionou ainda que o Fisco tem sido alvo de STF e TCU devido ao vazamento de informações de que certa forma fragilizam o trabalho da Receita. Porém, não há o que se discutir sobre o trabalho que foi feito pela entidade. Silva se disse surpreendido com a ideia que vem sendo estudada na área econômica.

Por enquanto, nos corredores do Ministério da Economia não é percebida uma rebelião contrária a ideia. Há fontes até apontando que a medida contaria com apoio de integrantes da corporação. A avaliação é de que boa parte dos funcionários ainda aguarda a proposta para se posicionar de forma veemente sobre a criação de uma autarquia, com autonomia financeira, já fez parte das demandas dos servidores da Receita para evitar interferência políticas.

Uma fonte garantiu ao Valor que o ministro Paulo Guedes ainda não recebeu uma proposta ou estudo finalizado sobre este tema, que estaria ainda em fase inicial. Vale lembrar, contudo, que a ideia já surgiu na própria Receita há alguns anos. De qualquer forma, um movimento nessa direção comporia o quadro de reestruturação da estrutura fiscalizatória que hoje está na responsabilidade do Ministério da Economia.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]